Faculdade Católica São Pedro - CEMIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liturgia: Introdução

Ir para baixo

Liturgia: Introdução Empty Liturgia: Introdução

Mensagem por Admin Seg Jun 10, 2019 2:13 am

No micronacionalismo para melhor compreensão das atividades da Igreja e destacando que não somos um cisma da Igreja Católica Apostólica Romana, nossas celebrações tem um "rito" próprio, adaptado ao hobbie. Não simulamos os sacramentos!!!

Aqui, nesta aula de Introdução à Liturgia queremos conhecer a liturgia católica. Vamos também entender e praticar o que é possível fazer para bem celebrar no micromundo.

As aulas serão semanais. Os exercícios deverão ser feitos e enviados no email da Arquidiocese de Treviso parrochiaspietro.cemic@gmail.com .

No final de cada mês será feito uma avaliação geral da disciplina. As notas serão divulgadas no Fórum do Reino da Itália.


Vamos lá! Primeira Aula:

O documento da Conferência dos Bispos do Brasil (macro), sobre a liturgia nos seminários e casas de formação começa com uma importante pergunta: “O que é liturgia?” E diz que a liturgia é celebração sacramental do encontro dos filhos de Deus com seu Pai, em Cristo e no Espírito Santo (Catecismo da Igreja Católica 1153), é o serviço sacerdotal de Jesus Cristo, a Cabeça e de seus membros, para o louvor de Deus e a santificação da humanidade (cf. Sacrossanto Concilio 7). Presidida e animada por seus ministros, nas diversas celebrações, toda ação ritual e simbólica requer uma participação viva e orante, consciente e ativa por parte do povo sacerdotal.

Esmerada formação é exigida por parte daqueles que se preparam para o exercício do ministério pastoral para que a ação litúrgica (o rito) expresse devidamente o mistério celebrado e leve à experiência de fé própria da Igreja, manifestando a ação de Cristo Ressuscitado e de seu Espírito. Celebrações realizadas com serenidade e sensibilidade simbólica, capazes de suscitar experiência espiritual. A iniciação litúrgica de todos, principalmente dos que exercerão ministérios litúrgicos específicos, é uma "obra de grande amplitude, que deve começar nos seminários e casas de formação e continuar ao longo de toda a vida" (VQA 15).

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia se alegra com as inúmeras iniciativas de formação litúrgica desenvolvidas em nossas Igrejas Particulares,
O documento aponta que ainda existem desafios e dificuldades como: “carência de formação humana e de uma sólida iniciação cristã que se revela nas atitudes de alguns presbíteros preocupados com a criatividade sem fundamento teológico–ritual e espírito litúrgico pelo desconhecimento da natureza da liturgia e das orientações dos livros litúrgicos; no escasso espaço dado à liturgia no processo de formação teológico-pastoral nos seminários, agravado pela pouca atenção às práticas pedagógicas adequadas, (a formação litúrgica jamais poderá ser reduzida a aulas teóricas); observamos, ainda, exagero estético desprovido do espírito orante e contemplativo; “padres que transformam o altar em palco e a missa em show”...

A Constituição sobre a Sagrada Liturgia postula a indispensável e necessária formação litúrgica, pois, os seminários e casas religiosas são e devem ser berços da formação litúrgica da Igreja. A formação será permanente em todos os níveis em vista da vida litúrgica do povo de Deus, pois, o segredo da vida comunitária no processo da FORMAÇÃO LITÚRGICA.

A formação liturgia supõe um aprendizado que leva em consideração: “A sensibilidade com o sagrado e suas realidades simbólicas; Formar para a ritualidade; Formar o espírito de comunhão eclesial; Formar para a arte celebrativa; Formação para o discernimento criativo; Orientação e avaliação do formando; Relação entre a prática celebrativa nos seminários e casas de formação e os Institutos e Faculdades de teologia e Formar professores e mestres em Liturgia”.

Após esta breve reflexão sobre liturgia nos seminários, podemos sim nos perguntar: O que é liturgia?
Eis a reposta: A palavra Liturgia vem do grego λειτουργία, que significa ação do povo. Para a Igreja Católica, a Liturgia apresenta-se como o fio condutor de toda e qualquer ação religiosa, segundo definição do Concílio Vaticano II. “Toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7).
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2016

https://faculdadespcemic.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos